quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Gestão de Projetos e Plano de tratamento (Introdução)

O consultório odontológico na verdade é uma empresa orientada por projetos!

Quando comecei a estudar gerenciamento de projetos percebi que esta área tinha muito em comum com o trabalho de um  dentista. Por este motivo vou introduzir este assunto aqui, pois acho primordial para melhorar a gestão do consultório e dos tratamentos (projetos). Veja a semelhança com a odontologia (os textos em itálico foram retirados do PMBOK 2004, a "bíblia" do gerenciamento de projetos):

O que é um projeto?

Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. ( = plano de tratamento)


A singularidade é uma característica importante das entregas do projeto. Por exemplo, muitos milhares de prédios de escritórios foram construídos, mas cada prédio em particular é único—tem proprietário diferente, projeto diferente, local diferente, construtora diferente, etc. A presença de elementos repetitivos não muda a singularidade fundamental do trabalho do projeto.

Colocando no "dentistês", podemos considerar cada paciente, ou melhor, cada plano de tratamento um projeto único. Muitos prédios são construídos (pacientes são tratados), mas cada prédio em particular é único (cada tratamento, cada restauração é única!).
Com base nesta breve explanação, podemos aplicar alguns fundamentos do gerenciamento de projetos em nossa clínica diária:


O gerenciamento de projetos é realizado através da aplicação e da integração dos seguintes processos de gerenciamento de projetos: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle, e encerramento. O gerente de projetos é a pessoa responsável pela realização dos objetivos do projeto.
Gerenciar um projeto inclui:

  • Identificação das necessidades (identificar os fatores etiológicos das doenças do paciente)
  • Estabelecimento de objetivos claros e alcançáveis (estabelecer o plano de tratamento condizente com a vontade do paciente e condições satisfatórias de execução)
  • Balanceamento das demandas conflitantes de qualidade, escopo, tempo e custo (abordarei em outro post este tópico, por ser muito importante para ser tratado em poucas linhas.)
  • Adaptação das especificações, dos planos e da abordagem às diferentes preocupações e expectativas das diversas partes interessadas. (considere os Stakeholders quando formular seu plano de tratamento. Stakeholders são pessoas que afetam ou são afetadas pelas atividades da empresa, no caso, o tratamento odontológico. O marido da sua paciente é um Stakeholder.) 


Considerando o dentista como o gerente de projetos, é sua função fazer com que o projeto (tratamento) seja entregue (realizado) no tempo pré-definido, no preço ajustado previamente e dentro do escopo (plano de tratamento) idealizado.

Estude um pouco esta figura para analisar as áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos:
Clique na imagem para ampliar.
Fonte:  PMBOK 2004

Nos próximos posts pretendo abordar brevemente cada área e sua aplicação na odontologia.
Se você deseja se inteirar desta área de conhecimento, recomendo que você faça o download do PMBOK e o leia. Muitos conceitos são amplamente utilizados na gestão da clínica diária.
Estou à disposição
Boa leitura!

Página PMI (Project Management Institute)

Download do PMBOK 2004

4 comentários:

  1. Muito bacana, vou ler os textos recomendados sim. Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Muito Interessante o texto Cristian. Li através da recomendação do Ricardo. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Ivan! Também li seu blog, achei tão interessante o assunto que acabei de publicar o pouco que conheço sobre fotografia digital.
    Abraços,

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!