Equipamento mínimo:

Câmera digital de boa qualidade: (Canon, Nikkon, Panasonic são boas marcas) Opte por uma câmera com possibilidade de troca de lentes.
A câmera que utilizo é uma versão mais antiga da Canon XT, similar à esta ao lado. Estou satisfeito com a qualidade que ela produz. Se você quiser ver a qualidade de imagens acesse o site da Dental View e veja as fotos, foram todas tiradas com esta câmera (vale lembrar que também houve trabalho de Photoshop, que posso explicar como fazer em outro momento).
Flash circular: o flash circular é importante para tirar fotos de perto sem comprometer a foto. Eu tenho flash circular da Sigma. Como esse flash não tem uma boa integração com a câmera que utilizo, tenho que ajustar manualmente para ficar perfeita a imagem, o que toma um bom tempo. Portanto, procure utilizar um flash compatível com sua câmera (da mesma marca, preferencialmente)!
Lente macro 100 a 120 mm: para fotografia intra-oral utilizo a lente Macro da Sigma 105 mm, f/2.8-45 . Ela tem foco automático, mas na verdade o foco automático não funciona perfeitamente para imagens com grande ampliação, como no caso dos dentes. Portanto, você terá que fazer manualmente (pra ser sincero, na fotografia intra-oral você terá que ajustar quase tudo manualmente, a menos que tenham lançado algum conjunto que faça tudo automático e eu desconheça).
A ampliação máxima permite que você tire fotos de duas coroas com qualidade excepcional. Já que buscamos uma câmera, e não um microscópio, creio estar muito bom! Se você pretende tirar foto de um dente só, recorte no Photoshop.
Se você escolher outra marca, lembre-se de ficar entre 90 e 105 mm (conforme recomenda o Prof. Yoshio).
Espelho para fotografia intra-oral: uso o espelho desta marca e funciona bem. Pode comprar. Porém requer cuidados para limpeza, pois arranha fácil.
Existem ainda inúmeros "apetrechos" do consultório que posso explicar mais à frente.
Para saber mais sobre fotografia intra-oral, acesse o Blog Fotografia digital na odontologia
O site do Prof. Ivan Yoshio também possui informações preciosas para quem deseja fotografar com qualidade.
Tutoriais para quem deseja aprender mais sobre o básico da fotografia (em inglês)
Sucesso com suas fotos!
Agradeço ao prof. Yoshio, que auxiliou nas questões técnicas pertinentes ao assunto.
Olá Cristian,
ResponderExcluirObrigado pela referência do blog no seu texto.
No nosso blog assim como no meu site www.ivanyoshio.com trataremos mais afundo dos assuntos que permeiam a fotografia odontológica.
Abraços
Ivan Yoshio