quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Passo a passo da Fotografia Intra-oral - Escolha dos equipamentos

Já que este assunto é realmente interessante, vou colocar minha experiência com fotografia intra-oral nas linhas seguintes. Não sou especialista na área, mas posso passar minhas impressões sobre o assunto.

Equipamento mínimo:



Câmera digital de boa qualidade:
(Canon, Nikkon, Panasonic são boas marcas) Opte por uma câmera com possibilidade de troca de lentes.
A câmera que utilizo é uma versão mais antiga da Canon XT, similar à esta ao lado. Estou satisfeito com a qualidade que ela produz. Se você quiser ver a qualidade de imagens acesse o site da Dental View e veja as fotos, foram todas tiradas com esta câmera (vale lembrar que também houve trabalho de Photoshop, que posso explicar como fazer em outro momento).






Flash circular: o flash circular é importante para tirar fotos de perto sem comprometer a foto. Eu tenho flash circular da Sigma. Como esse flash não tem uma boa integração com a câmera que utilizo, tenho que ajustar manualmente para ficar perfeita a imagem, o que toma um bom tempo. Portanto, procure utilizar um flash compatível com sua câmera (da mesma marca, preferencialmente)!




Lente macro 100 a 120 mm: para fotografia intra-oral utilizo a lente Macro da Sigma 105 mm, f/2.8-45 . Ela tem foco automático, mas na verdade o foco automático não funciona perfeitamente para imagens com grande ampliação, como no caso dos dentes. Portanto, você terá que fazer manualmente (pra ser sincero, na fotografia intra-oral você terá que ajustar quase tudo manualmente, a menos que tenham lançado algum conjunto que faça tudo automático e eu desconheça).
A ampliação máxima permite que você tire fotos de duas coroas com qualidade excepcional. Já que buscamos uma câmera, e não um microscópio, creio estar muito bom! Se você pretende tirar foto de um dente só, recorte no Photoshop.
Se você escolher outra marca, lembre-se de ficar entre 90 e 105 mm (conforme recomenda o Prof. Yoshio). 






Espelho para fotografia intra-oral: uso o espelho desta marca e funciona bem. Pode comprar. Porém requer cuidados para limpeza, pois arranha fácil.






Existem ainda inúmeros "apetrechos" do consultório que posso explicar mais à frente.

Para saber mais sobre fotografia intra-oral, acesse o Blog Fotografia digital na odontologia
O site do Prof. Ivan Yoshio também possui informações preciosas para quem deseja fotografar com qualidade.
Tutoriais para quem deseja aprender mais sobre o básico da fotografia (em inglês)

Sucesso com suas fotos!

Agradeço ao prof. Yoshio, que auxiliou nas questões técnicas pertinentes ao assunto.

Um comentário:

  1. Olá Cristian,

    Obrigado pela referência do blog no seu texto.

    No nosso blog assim como no meu site www.ivanyoshio.com trataremos mais afundo dos assuntos que permeiam a fotografia odontológica.

    Abraços
    Ivan Yoshio

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!