segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Uitilizando a filosofia do CRM na clínica odontológica

Primeiramente, conceituando o tema: CRM significa "Costumer Relationship Management", ou gerenciamento do relacionamento de clientes. Muitas pessoas confundem CRM com um software, porém, podemos considerar o CRM como a forma em que a empresa se relaciona com seus clientes. Alguns estudiosos dizem ser uma "filosofia de trabalho".


Nos deparamos cada vez mais com empresas que utilizam este conceito. Estas empresas conhecem as compras habituais e fornecem os produtos certos para as pessoas certas. Como exemplo pode-se citar o disk pizza, que já conhece o consumidor e seus hábitos só pelo número do telefone.


Mas o que tem de similar entre disk pizza e consultórios odontológicos?
O cerne da questão está em conhecer seu cliente, saber qual sua motivação para comprar. Como e quando abordá-lo.


Ao pensar em melhorar o relacionamento com o cliente, deve-se pensar em informações. Uma antiga conhecida da odontologia é a fichinha de cadastro do cliente (com odontograma e orçamento atrás). Esta é uma forma de gerenciar o relacionamento com o cliente. Mas, sinceramente, esta metodologia está pra lá de ultrapassada, pois não se consegue emitir relatórios.


Para um eficaz controle do relacionamento com o paciente o dentista deve utilizar a tecnologia e raciocínio lógico para colher informações dos seus grupos de clientes e estabelecer estratégias de marketing focadas no relacionamento e individualização dos serviços.


Mas como fazer isto?
Primeiramente deve-se escolher um software para gerenciar os dados que se pretende analisar. A seguir os links para os principais softwares de gestão do mercado brasileiro:
www.exdental.com.br - Software Exdental
www.easydental.com.br - Easy Dental Software
www.efficientsystem.com.br - Software Efficient
www.dentaloffice.com.br - Dental Office
www.hartsystem.com.br - Software Prodent


Estes podem ser considerados os melhores softwares disponíveis hoje para gerenciamento do consultório. Mas de nada adianta ter um software de gestão e não utilizar os conceitos de gestão que os mesmos propõem em suas plataformas.


Porque adotar o CRM, segundo o site www.mktdireto.com.br:

  1.  Você pode saber tanto sobre os seus clientes, que o seu serviço adapta-se às suas necessidades de tal forma que você quase não precisa fazer mais nada para convencê-los a adquirir seus produtos ou serviços.
  2. Isto aumenta as oportunidades de cross-selling ( venda cruzada ).
  3. A identificação dos consumidores mais lucrativos, classificando-os conforme sua importância em relação ao retorno obtido, possibilita à empresa saber quanto vale um cliente ao longo de seu tempo de vida como cliente. 
  4. A empresa deve realizar investimentos em seus clientes proporcionais ao retorno que estes lhe trazem ao longo do tempo de vida, através de comunicações diferenciadas e até mesmo com a oferta de prêmios por freqüência de uso dos serviços, ou valor de compra dos produtos e serviços oferecidos na clínica. E praticamente não investir naqueles clientes que aparentam ser lucrativos, mas que na prática são verdadeiros problemas.

Mas como identificar os melhores clientes?

Um bom exemplo consiste em identificar e oferecer benefícios para os clientes de maior assiduidade nas consultas de retorno e clientes que mais fazem boca-a-boca para a empresa.

Quanto mais você sabe sobre cada um de seus clientes, mais fácil e individualizado se torna o diálogo. Este é o verdadeiro one-to-one marketing, a empresa falando com cada cliente como um indivíduo, respeitando suas peculiaridades e preferências.

Na verdade, o CRM é a transformação de antigos conceitos em idéias práticas, o que os profissionais de marketing sempre sonharam fazer, agora é possível através das novas tecnologias, numa verdadeira aproximação do pensamento estratégico com a ação tática.

Dentista, compre um bom software de gestão, capacite sua equipe para cuidar do relacionamento com seu cliente, mensure os dados colhidos e elabore estratégias para reter os melhores clientes. Esta é minha dica para iniciar a gestão do consultório odontológico.



Quer saber mais sobre CRM, leia este artigo.
Leia os posts do blog Odontologia e Finanças, do Ricardo, tem vários assuntos interessantes sobre o tema.

4 comentários:

  1. Cristian,

    Sou médico e compartilho com você a mesma opinião em relação à necessidade, cada dia maior, de termos ferramentas capazes de nos auxiliar a profissionalizar a gestão de nossas clínicas, sejam pequenas ou grandes.

    Com esse espírito fui um dos responsáveis pelo desenvolvimento de um sistema que permite, entre outras coisas, que nossos pacientes busquem horários livres e agendem consultas via internet sem a necessidade de telefonemas.

    Convido você a conhecer a LINHA1, www.linha1.com.br.

    A LINHA1 é gratuita tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde, que podem ser médicos, odontologistas, fisioterapêutas, nutricionistas, psicólogos e fonouadiólogos.

    Acesse também www.twitter.com/linha1 e www.youtube.com/user/linha1tube, sua opinião será muito importante para todos nós da LINHA1.

    Abs.
    Fábio Medaglia Soccol
    CRM-SP 105.019

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  2. Olá Fábio, obrigado pelo comentário!

    Entrei no site, achei muito interessante a idéia, mais uma importante comodidade para o paciente.

    Se for possível a integração com os softwares de gerenciamento, melhor ainda (mas sei dos problemas relacionados...)
    Abraço e sucesso!

    Cristian

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  3. Cristian,

    Fico feliz que tenha gostado.
    A utilização da LINHA1 com outros softwares e, até mesmo, agendas de papel já é possível.

    Desenvolvemos o sistema de forma a permitir que o profissional de saúde configure o fechamento antecipado da oferta de horários na internet.

    Por exemplo: um dentista pode criar uma agenda na LINHA1 com todos ou parte de seus horários e solicitar a suspensão dos agendamentos online 2 dias antes do início do período de atendimento. Desta forma, ele receberá um e-mail com a lista dos agendamentos com 2 dias para atualizar seu sistema ou agenda de papel, preenchendo os eventuais horários vagos restantes com pacientes que telefonam para a clínica sem o risco de agendamentos em duplicidade.

    A integração total entre softwares está a caminho.

    Abs.
    Fábio Medaglia Soccol.

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  4. Prezado, atualmente utilizo o Prodent no meu consultório. Uso-o para tudo, desde cadastro de pacientes, agenda até os recursos mais avançados mala-direta e tudo mais.
    Devo confessar que levou um certo tempo até eu resolver colocar o controle do meu consultório nas mãos de um programa, visto que já usei vários outros do mercado. Pobrezinha das meninas que quando aprendiam a usar um, eu mudava para outro (rsrsrs) mas faz parte da vida.

    Gestão e precisão das informações é o que eu mais prezo e sei que de nada adianta a gente ter o melhor programa disponível no mercado, se a equipe não alimentá-lo da forma correta ou não sabe extrair tudo que precisamos.


    Parabéns pelo excelente post.

    Abraços;
    Jair Ciqueira - SP

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