Fragmentos
Há 5 semanas
Se os atrasos do dentista* forem constantes, deixe claro que isso é inaceitável.Pode-se considerar dentro da normalidade um atraso eventual de até 15 minutos, porém, realmente é inaceitável a falta de respeito com o cliente por parte dos dentistas que atrasam as consultas por mais de 20 minutos. Não há desculpas para a falta de organização. Vale lembrar que um atraso de 15 minutos na agenda pode significar 30 ou até 45 minutos de espera para o cliente , pois o cliente costuma chegar cedo para a consulta.
O dentista* deve ouvir seu histórico de saúde. Se não perguntar, insista que ele o escute.A anamnese é fundamental para conhecer o histórico do paciente, porém, poucos dentistas a realizam. Vale lembrar que os pacientes estão cada vez mais conhecedores de suas próprias doenças e os reflexos em sua saúde bucal.
Também verifique com o profissional a necessidade de um exame clínico.Neste aspecto ocorre o oposto entre medicina e odontologia.
Não saia da consulta sem entender tudo o que o dentista* disse. Caso ele fale em linguagem difícil para sua compreensão, peça que explique de modo mais simples.Veja que importante esta "ordem" aos pacientes - não saia da consulta sem entender...
Exija tempo para sua avaliação. Não aceite uma consulta de dez minutos, por exemplo.Em 10 minutos não há como realizar um bom diagnóstico e ainda conhecer o histórico do paciente. O dentista deve dedicar tempo para a primeira consulta, pois o cliente dedicou tempo e dinheiro para ouvir a opinião do profissional.
Conheça todas as possibilidades de diagnóstico.Os clientes desejam saber todas as possibilidades de diagnóstico, e também de tratamento.
Disconfie [sic] se os sintomas que você manifesta não se encaixam no diagnóstico apresentado. Você pode conferir isto em sites confiáveis na internet.Gostaria de chamar a atenção para a internet como ferramenta de consulta, a famosa segunda opinião...
Deixe seu dentista* ciente de que você quer entender para que servem os exames solicitados.Acabou a época em que o paciente abria a boca e depois pagava lá na recepção. O esforço para comunicar ao paciente sua doença e tratamento deve fazer parte do plano de tratamento.
Exija ser informado se houver mudança no tratamento.Informado... Informação... Este é um dos principais desejos do paciente na primeira consulta.
Os profissionais devem lavar as mãos antes e depois de qualquer contato direto com você. Antes de colocar as luvas e após tirá-las, por exemplo.Este é um princípio básico de biossegurança, mas pode ser decisivo na primeira consulta como fator de escolha entre diferentes profissionais.
De fato, a necessidade de se relacionar com o novo perfil de paciente é algo cada vez mais presente.Estão nítidos nesta matéria os anseios dos pacientes: respeito, proximidade de relacionamento, poder de decisão e confiança no profissional. Os dentistas que atentarem para os cuidados do relacionamento com seus clientes certamente terão vantagens no mercado odontológico.
Este é o canal de comunicação da Dental View com nossos colegas dentistas. Procuramos abordar nesta área tópicos sobre temas relevantes nas áreas de Gestão e Marketing aplicados à Odontologia, assim como as novidades tecnológicas aplicadas à esta profissão.